terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sem Sono

Uma vez me falaram que a criança que vive dentro de nós (pois é, cada um com sua criança, menos eu segundo essa pessoa), pois então, me falaram que a minha já não existe mais, que ela foi embora.

No momento eu não entendi muito bem, mas uma vez, viajando, dentro de um ônibus, vi algumas crianças brincando de balanço, desses que você fica indo pra lá e pra cá pendurado numa corda / corrente; eu achei aquilo a coisa mais sem graça do mundo, e imediatamente isso me veio a lembrança.

Talvez minha criança tenha ido embora mesmo. Instantes atrás, eu estava lendo alguma coisa sobre crianças, sobre o que fazem em sua idade primária, e percebi que há muito deixei de fazer tudo aquilo. Não sei por que, mas lembrei de você, acho que foi depois de ti que minha criança começou a se despedir de mim. Ela deixou de achar graça em muita coisa, e hoje eu já não escrevo teu nome junto ao meu na capa do caderno do colégio, da faculdade...

Eu a queria de volta, não você, mas minha criança. Eu quero achar graça das coisas simples, das piadas sem graça que me contam, quero voltar a ter medo das histórias de terror que meus tios e meu avô contavam todas as noites na cozinha de casa, e do canto da coruja que não sabia o que era. Por outro lado, eu não sei se essa tal criança existiu, até porque, eu nunca gostei da Xuxa, sempre a achei ridícula.

Outra hipótese, é que essa criança fosse prematura, que nasceu com pensamentos, atitudes e desejos de vanguarda, e por isso ela foi embora antes do tempo, por que ela está à frente da minha época.

Eu não queria está aqui escrevendo, não por você! Mas por você já fiz e continuo fazendo coisas que depois acho absolutamente ridículas, mas fazer o que se eu estava com vontade? Como li uma vez nessas frases pessoais de “MSN”: prefiro acordar arrependido do que dormir na vontade.

Já estou pensando em terminar por aqui, mas não encontro palavras pra o fim. Será que é por que não quero o fim? Mas eu quero! Quero por que você quis primeiro, e não faz meu tipo brincar sozinho, minha criança nunca foi solitária.

“Pêra, uva, maçã, salada mista...”

Um comentário:

  1. Às vezes também sinto que minha "criança" interior foi prematura, foi embora antes do tempo... E agora sinto muita falta dela....

    Parabéns. Lindo texto.

    ResponderExcluir